Esqueça os clichês de Gramado e Canela e deguste outros sabores além do churrasco e fondue


A Serra Gaúcha, principalmente em Gramado e Canela, possui, além dos seus belos atrativos turísticos, uma culinária cada vez mais diversificada, extravasando as fronteiras dos clássicos e saborosos churrasco e fondue!

Selecionei quatro boas e diferentes opções gastronômicas para você se apaixonar, ainda mais, por essas encantadoras cidades! Vamos a elas:

GALANGAL

O Galangal é um delicioso restaurante de gastronomia internacional em Canela – RS.

Galangal

Com foco na culinária asiática, esse despretensioso local, situado na avenida Osvaldo Aranha (uma das principais da cidade), possui ambiente agradável e bem aconchegante.

Galangal

Supervisionado sempre de perto pela atenciosa Lilian Santos, o Galangal nos brinda com verdadeiras delícias executadas pela chef Renata Carlessi.

Galangal

Para atiçar o seu paladar, e muito bem, comece com a entrada da sequência especial de sushi, pequenas porções de variados sabores como Edamame (vagem típica japonesa), camarão empanado no Panko acompanhado de geléias artesanais de pétalas de rosas, pimenta e gengibre, Tacuâ (nabo japonês em conserva), beringela cozida e sakê, Sunomono (salada de pepino japonês agridoce com kani kama), ovo de codorna com azeite trufado e flor de sal, camarão empanado, lâminas de salmão maçaricado e cream cheese, salmão assado, crispy de couve, manteiga e crosta de ervas, bolinho de peixe e atum selado com shitake e shimeji e rúcula baby. Deliciosa!

IMG_2219

Das boas opções de prato principal, o Nasi Goreng (indonesiano), legumes salteados no wok com arroz thai e camarão picante e o marcante Phad Thay, talharim de arroz crocante com legumes salteados (tamarindo e molho de ostras) são ótimas pedidas.

GalangalIMG_2215

Para os comensais de paladar light, o salmão assado com crosta de ervas, cogumelo shitake e shimeji na manteiga, defumado com alecrim e o sashimi steak sob pedra vulcânica com alho poró e espuma de limão siciliano caem muito bem.

Galangal Galangal

Já o Filé Thai, filé mignon sobre cama de rúcula ao molho tailandês com risoto de arroz negro cozido no sakê é para os que apreciam sabores marcantes e exóticos. Bem saboroso!

Galangal

Para a sobremesa, fui surpreendido com a inusitada Criação da Chef, na verdade, uma cheese cake de gengibre envolto de vinho tinto, especiarias e frutas vermelhas com chantilly, calda de campari com morango e tuile de manteiga, amêndoas e café. Refrescante e bem harmonizada. Adorei!

Galangal

Outro diferencial do Galangal, além do ambiente e da bem executada gastronomia, é o transporte gratuito do hotel até o restaurante e vice versa. Eu adorei!

Av. Osvaldo Aranha, 231 Canela – RS

(54) 32780102

http://www.galangal.com.br

LA HACIENDA

Uma das boas e agradáveis surpresas gastronômicas em Gramado é o restaurante La Hacienda.

La Hacienda

Situado na Estalagem La Hacienda, a 13 km do centro da cidade, este confortável restaurante em estilo rústico chique, é encantador!

A começar pelas mesas na sua área externa, circundadas por um lindo e bem cuidado jardim, que são um convite a horas de contemplação, tamanha beleza e calmaria local.

La Hacienda

Já na ampla área interna do restaurante, composta por um bar, salas de estar e de lareira, entremeados por rústicas mesas de madeira, a elegância é claramente perceptível e é enaltecida por música ambiente de qualidade e de bom tom. Muito agradável!

La HaciendaLa Hacienda

No quesito gustativo, comandado, com maestria, pelas cozinheiras mineiras Selma e Marlene, o La Hacienda também surpreende e encanta em todos os detalhes.

A começar pelo gostoso couvert caseiro composto de grissines e pães quentinhos, acompanhados de pastas de fígado, limão e ervas!

Das opções principais, sugiro o risoto de pato com amêndoas e o cordeiro com risoto cogumelo Paris, azeite trufado e molho Malbec com ervas da horta. Ambos, deliciosos!

IMG_2114 La Hacienda

Para os que não abrem mão da tradicional carne bovina, o filé mignon com recheio de queijo brie, molho espanhol e brócolis salteados é uma excelente pedida.

La Hacienda

Já para os loucos por sobremesas (como eu), difícil escolher entre o Terrine de chocolate e nozes com calda de morangos silvestres ou o clássico Petit gateau com molho de frutas vermelhas e sorvete de creme! Duas tentações.

IMG_2111 La Hacienda

O restaurante La Hacienda, por todo o seu contexto, gastronômico e visual, deve fazer parte do seu roteiro em Gramado. Você vai adorar essa experiência!

Estrada Serra Grande, 4200 – Gramado – RS

http://www.lahacienda.com.br

(54) 3295.3025 / (54) 3295.3088 / (51) 9243.5794

MAGNÓLIA

Outra opção bem interessante e inusitada em Canela é o Magnólia.

Mix de bar, restaurante e cinema, o Magnólia, situado em um casarão branco da década de 50, com pé direito alto (bem diferente das construções locais), é marcado por sua diferença de estilos decorativos e opções de entretenimento.

Magnolia

Sob a supervisão constante dos proprietários Fernanda e Alan, a casa vive lotada (reservas aos finais de semana são imprescindíveis) de turistas e locais a procura de boa comida e agito.

IMG_2099 2 MagnoliaMagnolia

Das boas opções gastronômicas do Magnólia executadas pela chef Roberta Rech, surpreendeu-me o ceviche de camarão, composto de camarão, manga, cebola roxa, tomate cereja e salsa (super refrescante e equilibrado) e a saborosa salada de figo ao Porto, mix de folhas de rúcula e endívias com figos marinados no vinho do porto, pedaços de queijo gorgonzola e nozes como entradas.

IMG_2108 Magnolia

Como pratos principais, o bem apresentado Filét Magnólia, filé com crocante de castanha, canela e risoto de maçã verde com gorgonzola estava muito gostoso, assim como o Robalo em crosta de Brioche pistache, salteado de espinafre, cogumelo paris e delicado toque de limão!

IMG_2101 Magnolia

já no quesito sobremesa, adorei a refrescância do Lolita, sorvete de gengibre com calda de frutas amarelas e um toque de pimenta e não resisti a Brigitte, clássico foundue de chocolate com Baileys servido com cubos de brownie, morango e uva! Deliciosos!

IMG_2106 Magnolia

Se você procura uma opção diferenciada em Canela, que reúne gente bonita, agito e boa comida, vá ao Magnólia!

Rua Dona Carlinda, 255, Canela – RS

(54) 32780102

JOSEPHINA CAFÉ

Josephina Café é um café restaurante agradável e muito bem localizado em Gramado para lanches rápidos, café, almoço ou jantar.

Josephina Café

Situado ao lado da Igreja principal, esse pequeno e charmoso local, aberto de 11:30 às 23 horas, serve, além de gostosos risotos, massas e carnes, alguns lanches, tortas e cafés.

Josephina Café

Com agradáveis mesas externas e um café na entrada, o restaurante do Josephina, disposto em três cômodos com singela  decoração à francesa, é muito aprazível para descansar após horas de caminhadas pela cidade.

Josephina Café

Com cardápio variado, comandado pela chef Marina Fontes (ex hotel Saint Andres), degustei, de entrada, a sopa de cebola (executada e servida como em Paris), o suave Scalopine Josephina, iscas de filé acebolado com pasta de gorgonzola acompanhada de gostosos pãezinhos e as deliciosas e aromáticas asinhas de frango caramelizadas.

IMG_2222 IMG_2214 Josephina Café

Como prato principal, recomendo o risoto de camarão com alho poró,, assim como o nhoque de batata Parisiense, composto com presunto parma, aspargos, cogumelos e nata. Suaves e bem aromáticos!

Josephina Café

Das pequenas sobremesas, além dos clássicos brigadeiro de caneca, mousse de doce de leite com nozes, destaque para a mousse de limão com chocolate e merengue.

Josephina Café

O Josephina Café é um discreto e agradável point em Gramado para desfrutar com calma e, de preferência, bem acompanhado.

Rua Pedro Benetti, 22 – Centro – Gramado -RS

(54) 3286-9778

Aberto de terças a domingos 11:30 – 23:00h

http://www.josephinacafe.com.br

Divirta-se comendo muito bem em Gramado e Canela! Espero que você tenha gostado dessas indicações. Até breve!

#Se quiser saber sobre a minha hospedagem preferida em Canela, clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s