Desvendando a instigante Amsterdam em 10 dicas


Amsterdam (Dam: represa – Amstel: rio que corta a cidade), capital e a maior cidade dos Países Baixos, é uma metrópole cosmopolita, tolerante e, sempre, muito antenada.

Amsterdam

Um dos maiores centros financeiros da Europa, Amsterdam é mundialmente conhecida por seus ótimos museus, românticos canais (chamada de “Veneza do Norte”), sua zona de meretrício (Red Light District) e seus instigantes Coffeeshops.

Mas a cidade surpreende qualquer tipo de turista, pois seus atrativos vão muito além desses já conhecidos pontos de interesse.

Amsterdam Amsterdam

Listei o Top 10 Amsterdam, ou seja, dez lugares fundamentais para você conhecer o melhor dessa cidade e, literalmente, encantar-se, assim como eu, com esse lugar.

Museu Anne Frank:

Esse simples, porém, interessantíssimo museu, na verdade, foi a casa onde a adolescente Anne Frank e sua família judia se esconderam dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Amsterdam

Refugiada por mais de dois anos em um anexo secreto nos fundos da fábrica de extrato de frutas do seu pai, Anne Frank, na época com apenas 13 anos, escreveu um diário sobre seu cotidiano e as tensões da guerra.

Essas anotações foram encontradas e guardadas pelo seu pai, Otto Frank, o único sobrevivente dos membros da família, e transformadas no famoso Diário de Anne Frank, traduzido para vários idiomas, no intuito de propagar a tolerância e o respeito entre as raças!

Fiquei muito emocionado enquanto caminhava pelos corredores estreitos e pelos pequenos cômodos desse esconderijo!

Obs: A porta para o esconderijo, localizada no andar superior da antiga fábrica, ainda hoje, é camuflada com uma estante de livros!

Amsterdam

Trechos do diário de Anne Frank:

“O que passou, já não podemos mudar. A única coisa que podemos fazer é aprender com o passado e compreender o que significa a discriminação e a perseguição de gente inocente. A minha opinião é que todos temos a obrigação de combater os preconceitos.”

“Quando escrevo, sinto um alívio, a minha dor desaparece, a coragem volta.”

Prinsengracht 263-267
Amsterdam, Holanda
+31 20 556 7105

http://www.annefrank.org

Preço: 9 euros

Horários:

01/11 à 31/03 – diariamente, das 9h às 19h – sábados, das 9h às 21h

01/04 à 31/10 – diariamente, das 9h às 21h – sábados, das 9h às 22h

Em Julho e Agosto, o museu está aberto diariamente até às 22h

AtencaoEste museu não aceita o I Amsterdam City Card!! (cartão de descontos válidos por 24h, 48h ou 72h, para várias atrações e museus, livre acesso ao transporte público, ofertas em várias lojas e mapa detalhado da cidade, por 49, 59 e 69 euros respectivamente).

 http://www.iamsterdam.com

O museu não é facilmente acessível a pessoas com problemas físicos e apenas parcialmente acessível a pessoas de cadeiras de rodas.

Panfletos gratuitos em 8 línguas estão disponíveis na entrada do museu.

A visita leva aproximadamente 1 hora.

É proibido tirar fotos e/ou filmar dentro do museu.

Rijksmuseum (Museu Nacional):

O maior museu da cidade, dedicado às artes e à história dos Países Baixos, é lindo e uma visita obrigatória para os apaixonados por arte!

Amsterdam

Sua bela e imponente fachada, com elementos góticos e renascentistas, impressiona a todos e é uma pausa obrigatória para várias fotos!

Com uma rica coleção de arte asiática e de pinturas da idade de ouro neerlandesa, o Rijksmuseum possui belos trabalhos de Frans Hals, Johannes e Rembrandt (meu preferido), com destaque para a impressionante obra A Ronda Nocturna, principal tela do museu. Maravilhosa!!

Amsterdam

Rijksmuseum

Amsterdam

A Ronda Noturna – obra prima de Rembrandt

Obs: É na linda Praça do Museu, onde está localizado o Rijksmuseum, que se encontra o famoso letreiro I AMSTERDAM, cartão postal da cidade, ponto de encontro para fotos clássicas!

Atencao Amsterdam

https://www.rijksmuseum.nl

Museumstraat 1, 1071 XX Amsterdam, Holanda
+31 20 674 7000

Preço: 15,50 euros

Horários:

Diariamente, das 9h às 17h

Museu Van Gogh:

Moderno museu dedicado às obras de Vicent Van Gogh, pintor pós impressionista neerlandês, considerado um dos maiores de todos os tempos!

Com a maior coleção mundial de pinturas do artista (são mais de 200 pinturas, além de desenhos e letras), este museu também apresenta uma vasta oferta sobre assuntos do século 19 e da história da arte.

Amsterdam

Museu Van Gogh

Apesar de fracassado na vida pessoal (incapaz de constituir família, custear a própria subsistência e, até mesmo, de manter contatos sociais), Van Gogh deixou um legado artístico maravilhoso, muito bem documentado neste moderno museu.

Amsterdam

Museu Van Gogh

Paulus Potterstraat 7, 1071 CX Amsterdam, Holanda
+31 20 570 5200

http://www.vangoghmuseum.nl/en

Preço: 15 euros

Horários:

Diariamente, das 9h às 17h. Até às 22h às quintas-feiras.

Melhor horário para a visitação: de 9h às 15h

Vondelpark:

Assim como o Central Park está para Nova York e o Ibirapuera para São Paulo, o Vondelpark é a área verde queridinha de Amsterdam!

Amsterdam

Muito frequentado tanto por nativos quanto por turistas, esse belo parque, nominado em homenagem ao poeta e dramaturgo Joost van den Vondel, o “Shakespeare holandês”, declarado Monumento Nacional em 1996, transforma-se a cada estação do ano, garantindo belas e singulares paisagens!

Amsterdam

Possui várias atrações como o Filmmuseum (espaço de cinema para filmes não comerciais), o ‘t Blauwe Theehuis (A Casa Azul de Chá), um pavilhão estilo modernista que lembra um disco voador, atualmente, um bar restaurante bem interessante, o Openlucht Theater (teatro aberto apenas no verão para espetáculos musicais, peças, stand up,etc), um singelo Coreto, belas estátuas espalhadas por todo o parque (destacando-se “Figure découpée” (em holandês é chamada “De vis”: o peixe) de Pablo Picasso, além de gostosas áreas para descanso, apreciação da natureza e leitura!
Garantia de um gostoso e aprazível passeio.

Amsterdam

Vondelpark

Canais de Amsterdam:

Símbolo maior da cidade, os canais de Amsterdam, Patrimônio Mundial da Unesco desde 2010, possuem mais de 100 km de extensão, formam cerca de 90 ilhas interligadas por 1500 pontes e 1550 monumentos.

Amsterdam

Estes impressionantes números devem e merecem ser vislumbrados pelos gostosos passeios de barco da cidade!

Amsterdam

Com variadas opções de preços e estilos (apenas o passeio, almoço ou jantar inclusos, rodízios de pizza, luz de velas, etc), estes cruzeiros, diurnos ou noturnos, são fundamentais para uma real imersão na atmosfera da cidade!

Não deixe de fazer este programa!!

Amsterdam Amsterdam

Destaques:

Ponte Magrela (Magere Brug) – uma das mais pitorescas pontes da cidade. À noite, recebe uma linda iluminação romântica.

A Curva Dourada: o canal da Leidsestraat à Vijzelstraat tem o mais lindo e magnífico conjunto de casas de canal de Amsterdam.

A ponta na esquina da Reguliersgracht com a Herengracht tem uma vista exclusiva de 15 pontes.

Obs: Durante o passeio, fique atento as house boats (casas-barco), um dos cartões-postais mais famosos da cidade. Constituindo uma moradia comum desde o século 17, Amsterdam conta com aproximadamente 2500 casas-barco.
Muito interessante e peculiar!

Amsterdam
Amsterdam

http://amsterdam.ticketbar.eu/pt/cruzeiros/

http://www.citydiscovery.com.br/ID6557_Cruzeiro_nos_Canais_de_Amsterdam

http://www.amsterdamcitytours.com/boat-tours

Red Light District (bairro da luz vermelha):

Charmoso e inusitado bairro central da cidade, constituído de vielas agrupadas em torno da Igreja Velha (Oude Herk), o Red Light District é a zona de meretrício legalizada de Amsterdam.

Amsterdam

A história da prostituição local iniciou-se, ainda no século 13, com a crescente importância do porto da cidade e, consecutivamente, o florescimento da prostituição, combatida por muito tempo, em vão, pelas autoridades locais, até ser finalmente legalizada no século 17.

Amsterdam

Assim como um cruzeiro pelos canais de Amsterdam, caminhar à noite nesse bairro é um passeio imperdível na cidade, pois, além da beleza das construções arquitetônicas do século 14 e dos lindos cisnes repousando nos canais (são vários), é o lugar onde as prostitutas se exibem, em trajes mínimos, nas suas vitrines vermelhas voltadas para a rua! Cena completamente atípica e inusitada para a nossa cultura!

Amsterdam

Além das instigantes vitrines com suas mulheres (de todas as idades, tamanhos e tipos), o bairro é repleto de boates, restaurantes, bares, cafés, cinemas eróticos, sex shops e bares de strip-tease.

Amsterdam

Atencao

Para maior segurança, sugiro que as mulheres visitem o bairro sempre acompanhadas de outras pessoas!

É expressamente proibido tirar fotos das garotas de programa! (o bairro é bem policiado pelo guardas locais e, também, por seguranças das próprias garotas!).

Como todo lugar na Europa com grandes aglomerações de turistas, deve-se tomar cuidado com os carteiristas!

Passeio de bicicleta:

Com cerca de 500 km de ciclovias na cidade, Amsterdam possui um eficiente sistema de transporte por bicicletas.

Amsterdam

Com infra-estrutura adequada (faixas específicas para os ciclistas nas avenidas principais, sinalização própria e inúmeros estacionamentos para as bikes), aproximadamente meio milhão de ciclistas pedalam todos os dias na cidade, à trabalho ou à lazer.

Amsterdam

Porém, passear por suas ciclovias pode ser perigoso, principalmente nas chamadas “vias compartilhadas”, onde bicicletas dividem espaço com carros, pedestres e meios de transporte público. (cuidado, pois os holandeses pedalam muito rápido!).

Amsterdam

Atencao

Se você pretende alugar uma bike, alguns cuidados devem ser tomados durante seu passeio:

Respeitar os semáforos e sinalizações específicas para bicicleta;

Fazer ultrapassagens sempre pela esquerda;

Indicar com os braços o sentido para o qual vai virar;

Andar, pelo menos, com dois equipamentos obrigatórios: luzes sinalizadoras e buzina;

Não levar passageiros no bagageiro;

Ao estacionar, trancar a bicicleta com cadeado. (infelizmente, são comuns os roubos de bikes na cidade!!).

http://www.macbike.nl

http://www.yellowbike.nl/en/

P.C. Hooftstraat:

Considerada um das mais chiques do mundo, essa elegante e discreta rua, bem próxima ao Vondelpark, é o paraíso para quem não abre mão de compras de artigos de luxo na cidade.

Amsterdam

As mais conceituadas grifes mundiais, como Prada, Luis Vuitton, Valentino, Cartier, Ermenegildo Zegna, dentre outras, com suas classudas vitrines, encantam turistas e nativos, ávidos pelas últimas tendências do mundo da moda!

Mesmo se comprar não for o seu objetivo, vale a pena sentar em dos cafés da rua e apreciar o vai e vem dos elegantes transeuntes!

Amsterdam

Jordaan:

Antiga região da classe trabalhadora da cidade, o Jordaan é, atualmente, o mais charmoso bairro da cidade, tomado por estudantes, profissionais liberais e artistas.

Amsterdam

Local dos mais belos canais da cidade, o Jordaan deve ser desvendado à pé, sem pressa, de preferência, uma tarde inteira, para curtir e se perder nas suas estreitas ruas, repletas de lojas, galerias de arte, bares, restaurantes elegantes e seus antigos cafés (Bruincafés), de séculos de idade. Será um passeio bem agradável!

IMG_3997 Amsterdam

Obs: É neste bairro que o genial artista Rembrandt passou seus últimos anos de vida e, também, onde se encontra imperdível  Museu Anne Frank.

Praça Dam:

Local onde nasceu a cidade, essa grande e imponente praça, palco de importantes acontecimentos políticos e sociais no passado, hoje, é um local calmo, repleto de turistas, artistas de rua e de pombos (centenas!).

Amsterdam

Praça Dam

Dentre os monumentos importantes, destacam-se o belo Palácio Real, a basílica de Niuwe Kerk, o obelisco (Monumento Nacional) e o museu de cera (Madame Tussauds) da cidade.

Amsterdam

Praça Dam

Ideal para tirar fotos interessantes, observar o movimento enquanto descansa dos passeios e para comer nos arredores (há varias opções interessantes).

Tenho certeza que você, após usufruir de todas as dicas acima, vai desejar visitar ou revisitar esta incrível cidade! Um grande abraço.

Que tal dar uma esticada em Paris? Para saber mais, clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s