Os caminhos que levam ao encantado Vale do Loire


O Vale do Loire, também conhecido como o “jardim da França”, situado a 200 km de Paris, é uma das mais belas regiões de toda a Europa!

Vale do Loire

Sede da realeza francesa por muitos séculos, esse exuberante e fértil Vale, com suas aldeias e vilas margeando o rio homônimo, foi eternizado por seus lindos castelos (são mais de 300) e, desde 2000, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.

IMG_7200 Vale do Loire

Desfrutar desse belo Patrimônio requer tempo e boa programação, pois as atrações são inúmeras e devem ser visitadas com a calma e a elegância que essa região imprime. Listei o que acho fundamental para “degustar” esse verdadeiro tesouro Francês. Programe para conhecer o Loire na primavera (março, abril, maio), onde há várias programações culturais e os jardins dos castelos estão em todo seu esplendor, ou no outono (setembro, outubro, novembro), com seus dias ensolarados, temperaturas agradáveis  e menos aglomerações.

Vale do Loire Vale do Loire

Fique, pelo menos, duas noites nessa região. Apesar de haver várias excursões, saindo de Paris, de um dia (bate e volta) para o Loire, não aconselho, pois, além de muito cansativas, você não terá tempo, literalmente, para sentir e curtir a atmosfera local! Ideal: Três noites (suficiente para visitar os principais castelos, relaxar em uma das lindas cidadezinhas do local e, ainda, degustar a requintada gastronomia, de preferência, harmonizada com os ótimos vinhos da região!).

IMG_7217 Vale do Loire

Este é o típico passeio de lua de mel ou de comemorações românticas em geral, pois o Vale do Loire exala charme e romantismo e, para as mulheres sonhadoras, é a própria representação de um conto de fadas! (também presenciei vários grupos de idosos visitando a região – bem interessante).

IMG_7195 Vale do Loire

Sugiro pegar um trem bala (TGV) de Paris à Tours (uma das principais cidades da região). Com vários horários diários, esta viagem tem duração de, aproximadamente, uma hora. Rápida, confortável e muito prática! Pegue o trem na estação Paris Montparnasse (melhor opção) e desça em Tours (destino final) ou em St Pierre des Cor (cidadezinha vizinha a Tours), distante apenas cinco minutos de trem! Digo isso, pois algumas locadoras de veículos estão situadas em St Pierre des Cor e não em Tours (tome cuidado ao comprar seus tickets!!). www.raileurope.com.br

IMG_7223 Vale do Loire Atencao

Compre sua passagem, ainda no Brasil, pela internet (os preços são bem menores se comprados antecipadamente) e, de preferência, com embarque no período da manhã (para otimizar o tempo e já aproveitar um dia inteiro no local!). Neste trecho, não há grandes diferenças entre a primeira e segunda classes do trem e o percurso é muito curto! (compre o mais barato).

Alugue um carro, também antecipadamente pela internet, em uma destas cidades citadas acima. www.rentalcars.com www.europcar.pt

Se você chegar cedo à região (ideal), pegue o carro e vá direto à um dos castelos, pois o check-in dos hotéis, normalmente, é às 12h ou às 14h. (em outro post, falarei sobre os mais belos castelos da região!).

IMG_7194 Vale do Loire

O Vale do Loire é repleto de belas cidades, mas Amboise, para mim, é a mais charmosa delas, pois além de linda, pequena e bucólica, é, estrategicamente, muito bem localizada (relativamente perto dos principais castelos). Hospede-se em Amboise e deleite-se com este agradável local! (Eu adorei!!!).

IMG_7202 Vale do Loire

Programe-se para conhecer, em média, dois castelos por dia (ideal para aproveitar, com calma, essas atrações e ter tempo para curtir as cidades adjacentes).

IMG_7214 Vale do Loire

Não deixe de reservar um almoço ou jantar em um dos vários hotéis castelos da região, normalmente estrelados do Guia Michilin! (um verdadeiro deleite!). Darei opções destes fantásticos lugares em outro post. Aguarde!

Vale do Loire Vale do Loire

Se você pretende vivenciar uma experiência realmente inesquecível no Loire, programe um passeio de balão na região – sensacional!

Vale do Loire

A partir de 145 euros por pessoa, Em média, uma hora de duração, Melhor época: de abril a outubro, no período da manhã (de 6h às 9h) ou à tarde (17h às 20h), Normalmente, com direito a cerimônia de batismo, certificado de primeiro vôo, translado para o hotel e champagne! http://www.loire-et-montgolfiere.com/voo-de-balao/

Vale do Loire

Espero ter lhe estimulado a conhecer esta incrível região! Até breve! Um abraço.

Se pretende conhecer o maravilhoso Château de Versailles, clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s