Dicas valiosas da européia Buenos Aires


É com muito prazer que escrevo, pela primeira vez, sobre a bela capital dos portenhos, Buenos Aires, a metrópole mais européia da América Latina que não me canso de visitar.

Cidade plana, com belíssimas praças e monumentos, possui, tanto em seu povo como em sua economia, histórias intensas e fervorosas de altos e baixos.

Viajar à esta grande e instigante cidade requer um bom planejamento para curtir, ao máximo, suas atrações e tentar minimizar seus intempéries.

Para começar, listei vários itens aleatórios sobre o que acho importante para sua viagem, assim como atrações, turísticas e gastronômicas, que considero imperdíveis.

Espero lhe ajudar a entender melhor esta cidade para, literalmente, “degustá-la” como ela merece!

RECOLETA

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Com a crise econômica assolando, progressivamente, nossos hermanos, a variação cambial é grande e vários turistas optam pelo mercado negro para a troca, principalmente, de dólares por pesos argentinos. (A troca de reais por pesos também é facilitada e, às vezes, vantajosa).

Se você quer trocar seu dinheiro por um preço, normalmente, bem mais baixo (famoso câmbio paralelo), recomenda-se ir à Calle (rua) Florida, famosa rua comercial no centro da cidade, sempre lotada de cambistas.

Nesta rua, prefira cambiar em lojas fixas ao invés das muitas barracas montadas ao longo desta Calle (vários turistas e blogueiros indicam a Boston Cash, uma casa de câmbio no número 142, pois além de estar em local fixo, parece uma casa de câmbio normal).

Atencao

Na Calle Florida é muito comum pequenos furtos de carteiras (eles roubam, discretamente, as carteiras dos bolsos enquanto tiramos uma foto ou estamos parados para atravessar uma rua). Cuidado! Não use carteira no bolso de trás….e não ande com todos os cartões de crédito juntos!

CALLE FLORIDA

DIVULGAÇÃO

Caso opte por um câmbio confiável, troque seus reais no Banco de La Nacion Argentina, no próprio aeroporto de Ezeiza, aberto 24 horas. (situa-se à direita, logo após a verificação das malas).

Hoje em dia, vários locais aceitam o nossa moeda, principalmente, os pontos mais turísticos.

Confira se o câmbio vale realmente a pena! Para conhecer a cidade como realmente se deve, recomendo levar dois pares de tênis confortáveis, pois Buenos Aires é uma cidade bem plana, deliciosa para flanar o dia inteiro. Você vai adorar esta experiência!

RUAS DE BUENOS AIRES

Se a distância para percorrer for grande, use o serviço de táxi da cidade (barato e rápido). Normalmente, eles percorrem caminhos alternativos para fugir do trânsito ou, muitas vezes, para lucrarem mais…sem problemas….a cidade é bonita e o preço da corrida sempre bom!!!

Em média, 50 pesos (14 reais) a cada 3 km rodados.

Lembre-se: Se o percurso for curto, há um valor mínimo a pagar por cada corrida! Pergunte ao taxista primeiramente.

Pegue os táxis que tenham o nome da empresa na porta com seu respectivo número e o sinaleiro em cima do carro….estes são mais confiáveis! Não se preocupe, a cidade é lotada de táxis! Você não terá problema em encontrá-los.

TAXI BUENOS AIRES

Se você gosta de fazer compras no free shopping (acho uma ótima opção para perfumes, produtos de beleza, óculos e bebidas), emita seu bilhete aéreo de ida e volta pelo aeroporto de Ezeiza (apesar de ser o mais afastado, é o maior e com melhor infraestrutura) e programe, no retorno ao Brasil, aproximadamente, duas horas só para este fim (Ezeiza possui um grande free shopping com ótimas marcas e variedades, atendentes simpáticas e muito acostumadas com o jeitinho brasileiro). Boas compras!!

Imperdivel

Plaza de Mayo (praça de maio):

Uma das mais belas praças da cidade, de arquitetura francesa, é, até hoje, o centro da vida política dos portenhos.

Ao seu redor, encontram-se vários monumentos importantes como a Casa Rosada (sede do governo argentino), o Cabildo Histórico e a Catedral Metropolitana de Buenos Aires.

Plaza de mayo

Plaza San Martin:

Considerada a mais bela praça da cidade, este arborizado e calmo local situa-se no Bairro Retiro, no final da Calle Florida, poucas quadras das Galerias Pacífico. Adoro este lugar!

IMG_0202 IMG_0154 PLAZA SAN MARTIN

Puente de La Mujer (ponta da mulher):

Ponte projetada pelo famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava, foi inspirada em um casal dançando tango. Situa-se no moderno e belo bairro de Porto Madero, famoso por seus prédios altíssimos.

IMG_0152

Rosedal:

Belo jardim de rosas localizado no Parque Três de Fevereiro, mais conhecido como Bosques de Palermo, todo em estilo francês, é um lugar perfeito para descansar e “se transportar” para Paris!

Rosedal

DIVULGAÇÃO

 Livraria El Ateneo:

Considerada a segunda mais bela livraria do mundo. Aproveite a visita e sente-se no café da livraria, instalado no palco desse antigo teatro e, desfrute, além da bela arquitetura local, de uma gostosa medialuna (pequeno pão em forma de meia lua) com um cortado (café com um pouco de leite).

Avenida Santa Fé, 1860 Barrio Norte.

Livraria El Ateneo

DIVULGAÇÃO

Galerias Pacífico:

Monumento histórico Nacional desde 1989, é um dos mais bonitos shoppings da cidade, com as melhores lojas argentinas. Destaque para sua cúpula com belíssimos murais realizados por renomados pintores argentinos. Florida com Av. Cordoba – Centro.

www.galeriaspacifico.com.ar

Galerias Pacífico

DIVULGAÇÃO

Teatro Colón:

Uma das melhores salas para apresentações líricas do mundo, recentemente reformado para o seu centenário, este imponente teatro em estilo eclético combina elementos do renascimento italiano, da arquitetura alemã e a graça e variedade da arquitetura francesa, considerado um dos exemplos mais notáveis da arquitetura argentina do início do século 20.

Possui visita monitorada diária (vários horários). Grandioso, histórico e, realmente, belo. Calle (rua) Cerrito, 628, Centro.

www.teatrocolon.org.ar

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

MALBA (museu de arte latino-americana de Buenos Aires):

Belo museu privado da cidade, inaugurado em 2001, possui coleção permanente de Tarsila do Amaral, Frida Kahlo, dentre outros. Organiza exposições temporárias de importantes artistas argentinos e internacionais.

Avenida Figueroa Alcorta 3415. Palermo. De 12 as 20h – quartas até as 21h. Fechado às terças-feiras. Entrada: 45 pesos.

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Museu de Arte Decorativa:

Lindo palácio de arquitetura Francesa, antiga residência das famílias Errázuriz-Alvear, possui um acervo de mais de 4000 objetos, destacando-se as artes decorativas européias e orientais e as pinturas e esculturas dos séculos XVI ao XIX.

Av. Del Libertador 1902

Janeiro de terça a sábado 14-19 h

Fevereiro – dezembro : Terça a Domingo 14-19 horas. Fechado às segundas-feiras.

ENTRADA: $ 20 – Idosos e crianças até 12 anos: grátis.

Terça-feira: Entrada franca.

Obs: Aproveite esta visita e almoce no lindo restaurante Croque Madame, localizado na entrada do museu. Você não se arrependerá

.www.croquemadame.com.ar

.

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Café Tortoni:

 

Um clássico argentino, aberto desde 1858, todo em estilo francês e muito bem preservado, faz parte dos Cafés Notáveis de Buenos Aires.

Sempre lotado de turistas (ás vezes, com filas na porta), possui, além do menu clássico de café argentino, um belo show de tango, intimista e autêntico.

Atencao

Reserve este show com antecedência e escolha as mesas mais próximas ao palco, pois o ambiente é pequeno, encontra-se no subsolo do café e possui várias colunas que atrapalham muito a visão de quem fica atrás.

Avenida de Mayo 825. Centro

www.cafetortoni.com.ar

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Sorvetes:

Obs: principalmente os de doce de leite….tudo de bom!!

Recomendo:

Un’Altra Volta – vários endereços – www.unaltravolta.com.ar

Chungo –  vários endereços – www.chungo.com.ar

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Doce de leite:

Muito famoso e, realmente, bom!

Recomendo:

Campo Quijano (do norte da Argentina….mais suave).

Chimbote (marca premium da Argentina).

La Salamandra (encontrado nos empórios chiques da cidade).

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Alfajores:

Considerado um ícone da cultura do país, este doce composto de duas ou três camadas de massa com recheio de doce de leite, coberto por chocolate derretido ou polvilhado (versão clássica) é encontrado nos vários quioscos – quiosques – da cidade.

O melhor, na minha opinião, é o da marca Cachafaz, de maizena (macio, muito saboroso, menos doce que os demais). Parece caseiro. Uma tentação!

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Empanadas:

Parecido com nosso pastel assado, só que bem melhor! Elas são gostosas em qualquer lugar mas a mais tradicional e realmente boa é no restaurante El San Juanino –  Calle Posadas,1515 – Recoleta.

Recomendo, também, o restaurante Santa Fé 1234: restaurante simples, amplo, com duas grandes vantagens: aberto 24 horas e com excelentes empanadas.

Obs: a comida do restaurante é apenas regular!!

Av. Santa Fé 1234

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Parilla (churrasco):

Dedicar uma refeição, ou várias, para degustar a famosa parrilla (churrasco) argentina, acompanhada de um bom vinho Malbec (clássico argentino).

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Espero que tenha gostado destas dicas! Buenos Aires, com certeza, será motivo para vários outros posts. Aguardem. Um abraço.

7 replies »

  1. Oi Léo! Você é demais mesmo, né… Suas dicas são valiosas! Já conheço Buenos Aires mas vou voltar com o marido em outubro. Seguiremos todas as suas dicas, com certeza! (até mesmo porque alguns lugares que você sugeriu eu nem conheci… não te conhecia ainda! Rsrsrsrs…).
    Obrigada pelo seu blog, certamente seguirei suas dicas em todas as viagens que fizer!
    Beijo, Taís Tolentino

    • Que bom Tais! Fico feliz! Acabei de voltar de Buenos Aires (adoro esse lugar!!) e tenho mais dicas bacanas de lugares e restaurantes. Em breve, um novo post sobre as minhas opções gastronômicas de lá. Um abraço.

  2. Contratei os serviços da translado/câmbio da Boston Cash no início de maio/2015 e me arrependo profundamente. No dia da chegada ao aeroporto, o motorista não estava no local, entrei em contato pelo facebook e o responsável por gerenciar os motoristas não conseguia contato telefônico com o motorista. No fim das contas, tive que tarde da noite, eu, minha esposa e meu filho de 6 meses ter que pegar um táxi. Na volta foi a mesma novela, chega a hora marcada e nada de aparecerem no hotel para me levar de volta ao aeroporto. A mesma desculpa foi dada, não estavam conseguindo contato com o motorista. Que comunicação é essa? Pombo correio? Telégrafo? E o pior de tudo, me foi prometido o ressarcimento do meu dinheiro R$190,00 desde o dia 04/05/15 e até agora nada. A responsável Luana Lopes sequer pediu desculpas pelo atraso. Empresa totalmente sem comprometimento e responsabilidade com o cliente!

    • Que situação chata Vinícius! Eu não sabia que a Boston Cash fazia esse serviço de traslado!. Acabei de voltar de Buenos Aires, usei os seus serviços de câmbio (na Calle Florida) e não tive nenhum problema! Obrigado por me alertar. Um abraço.

  3. Oi Léo, Faz pouco tempo que acompanho suas viagens, apaixonei com Praga, e já esta inscrita na minha lista de 2016….
    Gostaria de uma ajuda, dica de hotel em Buenos Aires?
    Gosto de praticidade, boa cama, bom chuveiro, localização segura. Irei viajar provavelmente em agosto ou setembro, com meu esposo e mais 2 casais de amigos, apenas os casais, desta vez filhos ficarão….
    Fui a Buenos Aires anos atrás e fiquei em um Hotel próximo a Calle Florida, bem razoável…
    desta de ja agradeço a atencao.
    Adoro seus posts!!!!

    Bjus

    • Olá Simone, que bom que você gostou do Blog. Fico feliz!
      Vamos lá: hotéis com bom custo benefício em Buenos Aires: Puerto Madero (Hotel Madero) / Recoleta (Serena Hotel Buenos Aires) / Palermo Soho (Home Hotel Buenos Aires). Todos, muito bons, confortáveis, em locais seguros. Reserve com antecedência, pois são muito concorridos. Depois, se puder, conte-me a sua experiência. Boa viagem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s