Dicas (da mágica) Jericoacoara


Jericoacoara, carinhosamente apelidada Jeri, considerada uma das mais belas praias do Brasil, é reconhecida por suas lindas dunas, mar raso e sempre quentinho, ventos intensos, ideais para as práticas de windsurf e kitesurfe e pelo seu povo simples e hospitaleiro.

IMG_3590IMG_3584

Esta incrível vila, a intermináveis 300 km de Fortaleza, Ceará, com suas poucas ruas, todas de areia,  possui uma energia inexplicável, capaz de serenar até o mais estressado paulistano.

Para que você realmente aproveite e relaxe em Jeri, aqui vão algumas dicas quentes:

Reserve um vôo para Fortaleza no período da manhã. (você ainda terá muito chão pela frente até Jeri e, programando-se, poderá assistir, já no chegada, ao inesquecível pôr do sol na vila….provavelmente, esquecerá de todo o cansaço da viagem!!).

Contrate um serviço privativo com carro 4×4 para o translado de Fortaleza a Jeri (apesar de caro, em torno de 350 reais para até quatro pessoas, vale muito o investimento, pois são, aproximadamente, quatro horas de viagem, 300 km de estrada, asfaltada, mas de mão dupla e sem acostamento, sendo os últimos 20 km percorridos nas dunas). A maioria das pousadas possui este serviço, contrate previamente.

IMG_3579IMG_3578

Fique, pelo menos, quatro noites hospedados na vila (tempo mínimo para você realmente se desconectar da rotina e relaxar neste lugar incrível).

Ideal: seis noites (garantia de renovação energética). Desapegue: Leve pouquíssima roupa (a vila possui apenas três ruas principais, de areia, com iluminação apenas nas casas, o clima local é sempre quente, as pessoas são muito desencanadas e simples).

Nada de sapatos, saltos, roupas de festas, camisas de manga comprida (você provavelmente andará de chinelos todo o dia, vestirá o mais simples possível e terá uma sensação de liberdade indescritível).

IMG_3575IMG_3576

Faça esses dois programas em Jeri (os mais interessantes na minha opinião): passeio de buggy pelas Lagoas Azul e Paraíso, e para a cidade de Tatajuba (estes passeios devem ser programados antecipadamente com os próprios bugueiros, pois são programas longos, quase o dia inteiro, feitos pela manhã quando a maré ainda está baixa).

FullSizeRender-6

Divulgação – Lagoa Azul

FullSizeRender-11

Divulgação – restaurante Carnaubar

FullSizeRender-10

Divulgação – Vista do restaurante Carnaubar

Entre totalmente no atmosfera da Vila e reserve uma pousada realmente charmosa, harmônica com o ambiente. (Falarei sobre opções de hospedagem em outro post).

Faça, pelas manhãs, caminhadas a beira mar, margeando as dunas da Vila (será uma experiência muito agradável).

IMG_3574IMG_3583

Programa obrigatório: subir a Duna do Pôr do Sol (principal duna da Vila) e  maravilhar-se com o famoso entardecer!! Não tenha vergonha de bater palmas após o sol “desaparecer” no mar, pois além de ser um ritual muito comum é, realmente, um espetáculo!!

Indo a Tatajuba, peça ao bugueiro para almoçar no Carnaubar (delicioso restaurante, afastado dos demais, com uma gostosa comida, sorvete caseiro incrível – não deixe de provar – serviço gentil e com um belo visual. Você não arrependerá!!

Para os que apreciam boa comida, os restaurantes Pimenta Rosa (um dos melhores), do lindo hotel Chilli Beach (o mais sofisticado e elegante), e Na Casa Dela (o mais aconchegante e bem regional) são os meus preferidos. Garantia de noites agradáveis!!

Apesar da Pedra Furada ser um dos cartões postais da cidade e ser realmente bonita, se você não possui espírito aventureiro, não recomendaria este passeio, pois o acesso até lá é muito ruim, por vezes, perigoso, longe da cidade, com percurso cheio de pedras e sem nenhuma infra estrutura local.Apesar da beleza da praia e da pedra em si, acho este programa uma verdadeira furada!!

FullSizeRender

Divulgação – Pedra Furada

FullSizeRender-8

Divulgação

FullSizeRender-12

Divulgação

IMG_3587FullSizeRender-9IMG_3589

Espero que as dicas tenham inspirado você a conhecer esse lugar cheio de boas energias que eu adoro.

Até breve!

8 replies »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s